Oi Velox: um técnico pra chamar de seu

O leitor Ricardo Felipe postou um interessante comentário no tópico relacionado às agruras dos que almejam um serviço de banda larga decente aqui em Manaus. Reproduzo-o na íntegra: 

“Um colega postou que a limitação da banda a partir de uma franquia de download é para ”limitação de abuso”. Segundo ele, abuso significa download 24 horas, 7 dias por semana. O que você chama de abuso, eu chamo de obrigação da contratada. Quando se vende um serviço de 300kbps, espera-se download a 300kbps o dia inteiro; quando se contrata 1mbps, espera-se download a 100kb/s, em média, o dia inteiro. Logo, usar o serviço em sua plenitude é direito do usuário e não pode ser caracterizado como abuso. O suporte técnico da Oi, por outro lado, se qualifica facilmente como abusivo.

É como um usuário em outro post, que criticou quem usava a conexão de 1mb para jogar online, fazer downloads, etc. Se o objetivo é exclusivamente navegar por websites, mandar e receber e-mails, etc, qualquer conexão de 300 kbps faz o trabalho com maestria. Usuário de 1 mega é usuário HARDCORE. Quem usa 1 mega só para navegar está subutilizando sua conexão.

Quanto à situação da Oi, eu fui usuário do antigo velox por anos e o suporte sempre foi absolutamente precário, o serviço, instável e a desculpa da fiação, constante. Sua conexão jamais ficará excelente por mais que um curto período de tempo e quando todas as possibilidades forem esgotadas, culparão a fiação da sua residência, mesmo que você a tenha trocado há 2 dias. Ou culparão a distância entre sua residência e a fonte do sinal, mesmo que você more ao lado da fonte.

Um fator que contribui fortemente para a perpetuação da baixa qualidade da banda larga no Brasil é a falta de conhecimento dos usuários acerca do serviço contratado. A maioria dos usuários de 600 kbps sequer sabe quais são as vantagens e limitações do seu serviço em termos práticos. Além disso, o fato de seus 600 kbps serem efetivamente compartilhados com outros usuários também mostra a falta de compromisso da empresa. Você aceitaria se, quando sua vaga em uma garagem estivesse desocupada, um vizinho a usasse? Ou empurrasse seu veículo e estacionasse o dele ao lado? É o que acontece com a banda larga por aqui, especialmente com a velox. Durante o dia, você ”racha” o serviço com outros usuários, embora todos estejam pagando pela velocidade plena 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Uma dica para usuários velox (que me ajudou muito enquanto sofri nas mãos desta empresa) é que tenham contato direto com algum técnico (por fora). O único jeito de não ficar dias sem internet é tendo um técnico de confiança em link direto. É adequado? Não, mas se você não tem escolha, este é o único recurso que pode ajudar.

Quanto à disponibilidade do serviço, a Oi nunca sabe dizer onde cada velocidade está disponível (não é novidade).

Se algum dos senhores tiver conhecimento de informações sobre melhorias futuras no serviço ou aumento da abrangência do cabeamento, faça a gentileza de compartilhar.

Segundo colegas de Boa Vista, lá o serviço foi melhorando gradualmente.”

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a classificar este post)

Se você gostou deste post ou não, por favor considere escrever um comentário ou participe do nosso RSS feed para ter futuros artigos entregues ao seu leitor de feeds.

24 Comments

Escreva um Comentário