Arquivo para janeiro de 2009
O “AMIGO” DO AMAZONAS
PrtScn da Coluna Radar – Revista Veja, já nas bancas.
EXEMPLO A SEGUIR
No início de dezembro de 2008, o Governador do Estado de Illinois, Rod Blagojevich, foi flagrado em escuta telefônica leiloando o cargo no Senado americano, até então ocupado por Barack Obama.
Ontem, 30 de de janeiro, Blagojevich foi destituído da função de Governador, após votação unânime dos parlamentares de Illinois.
Aqui, a nossa legislação permite que se pratiquem as piores patifarias e seus autores ainda continuem nos cargos. Saem sorrindos dos Tribunais, mesmo depois de terem a reputação manchada.
Desdenhamos o sistema jurídico americano devido a algumas aberrações, como a permissão para a existência da pena de morte, mas este caso seria um bom exemplo a seguir.
Aqui, a notícia sobre a destituição de Blagojevich.
Juízes bons de bola
Em recente inspeção realizada no Poder judiciário do Maranhão, a Corregedoria Nacional de Justiça apurou indícios de uma avalanche de irregularidades, a serem corrigidas por 39 medidas propostas pelo corregedor Ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça.
Entre os muitos problemas detectados, chama a atenção a recomendação inserta no item 19.1 do relatório do CNJ, que sugere aos juízes maranhenses evitar o “agendamento de torneios esportivos no horário de expediente forense.”
Aqui, um resumo do relatório do CNJ.
A propósito, bem que o TJ/AM poderia evitar que as solenidades de posse de desembargador sejam agendada no horário do expediente forense. Causa imenso prejuízo às partes que têm audiências designadas justamente para o dia do evento.
ANO DO BOI
Um artista celebra o Novo Ano Lunar chinês em Beijing. O povo chinês concentra-se em parques e templos para comemorar o Ano Novo do Boi, que começou ontem, 26 de Janeiro de 2009.
APOSENTOU-SE O DESEMBARGADOR JOÃO BEZERRA DE SOUZA
No Diário eletronico do TJ, publicado o ato que aposenta o Desembargador João Bezerra de Souza, haja vista ter alcançado a idade de 70 anos no dia de hoje – 26/01.
Conheci o Desembargador João Bezerra nos idos de 1980/1990, no tempo em que eu exercia a advocacia. Doutor João Bezerra mostrava-se o anjo no inferno que era a 3ª vara da família, à época.
Fala mansa, tranquilo, sempre conciliador, difícil ver o doutor João Bezerra estressado. Era voz corrente nos corredores do Forum a boa imagem que esse magistrado desfrutava perante advogados, servidores e colegas. Trata-se de pessoa boníssima e não foram poucas as pessoas que se aproveitavam dessa imensurável bondade para colocá-lo em situações embaraçosas.
A vaga deverá ser ocupada pela magistrada Encarnação Salgado, a juíza mais antiga na função.
Boa aposentadoria, Desembargador.